Complexity becomes easy

Em média, num segundo, surgem cerca de 6,000 novos tweets.  Este número extraordinário mostra bem a força que o Twitter tem. Mas é também uma forma de entender que existe demasiada informação a ser transmitida a alta velocidade. Por este motivo é fácil deixar escapar aquilo que é realmente interessante e de qualidade.

Por isso, hoje, apresento aqui uma ferramenta bastante útil para as organizações: o Bluenod.

No Bluenod basta colocar o nome de uma conta ou uma hashtag para que surja instantaneamente um mapa interativo que mostra: quem está a falar sobre o tópico escolhido em tempo real, quem são as pessoas mais influentes e como esse tópico influencia cada um dos indivíduos.

A sua utilização é bastante simples!

Para começar basta aceder ao site bluenod.com e entrar com a conta do Twitter que garante acesso imediato à versão gratuita. Já lá dentro basta aceder ao botão start a new map, escolher um @username ou uma #hashtag, escolher se o mapa é privado ou público e, por fim, se desejável, dar-lhe um título e um URL. O mapa pode ser criado nesse mesmo momento ou pode-se optar por calendarizá-lo para uma altura específica. Para isso, basta selecionar o botão schedule e introduzir a data de inicio e fim.

A imagem mostra um mapa com #the100, uma das séries que sigo, como exemplo.

screenshot 1

Quanto maior for o círculo no mapa maior é a influência que o utilizador tem sobre o tópico, neste caso, o maior influenciador é o username @cwthe100 que é o mais mencionado e o mais retweetado. Qualquer mapa é interativo e permite fazer zoom. Isto oferece a oportunidade de escolher determinados utilizadores, tal como na imagem foi selecionado o @cwthe100. Os utilizadores que aparecem no mapa aparecem também no lado esquerdo do ecrã, começando com a última pessoa que fez um tweet com a hashtag escolhida e indo até ao último tweet feito no período de tempo selecionado. É preciso ter em conta que o Bluenod seleciona automaticamente um período de tempo que pode ser sempre alterado no botão custom period.

Para além dos utilizadores, o Bluenod cria ainda listas automáticas e permite-nos criar todas as listas que quisermos de forma a organizar os dados.

screenshot 2

Ao selecionar, por exemplo, as pessoas que sigo irá surgir a lista com esses utilizadores e no mapa estes surgirão com uma cor distinta, neste caso, roxo.

screenshot 3

Se pretendermos obter ainda mais dados basta seguir para o botão dashboard que nos leva automaticamente para uma nova página onde se pode ver:

  • Data e hora dos tweets;

screenshot 4

  • Dados sobre a rede;

screenshot 5

  • Forma como a comunidade interage entre si;

screenshot 6

  • Principais influenciadores.

screenshot 7

Partilhar o mapa nas social media é fácil pois basta aceder ao botão share e selecionar em que redes o queremos colocar.

A versão gratuita do Bluenod permite explorar mapas oferecendo fortes perceções das comunidades que se formam em torno de marcas e eventos. A versão pro inclui algumas funcionalidades extra como o armazenamento e melhores opções de procura.

O plano gratuito traz a desvantagem de só possibilitar criar um mapa de cada vez. Apesar disto, mesma na versão gratuita, esta é uma ferramenta que permite visualizar de forma rápida qualquer conta ou hashtag, perceber o impacto da marca ou evento na comunidade e desenvolver uma relação com esta.

Para as Relações Públicas esta ferramenta pode ser fundamental. Ouvir e planear são etapas fundamentais nesta área e o Bluenod permite-nos fazer exatamente isso porque permite monitorizar aquilo que é dito no Twitter, ajuda a identificar os principais influenciadores de um determinado produto ou tópico, permite caracterizar a comunidade envolvida e construir relações com os influenciadores e com os participantes dessa mesma comunidade. Muitos profissionais têm recorrido a esta ferramenta para conseguirem identificar as pessoas certas dentro de comunidades extensas. Para além disto, pode ajudar a conhecer o desempenho de uma campanha ou mesmo ajudar a saber o que está a acontecer durante e depois de uma crise.

O Bluenod permite ver toda a comunidade relacionada com um utilizador ou uma hashtag do Twitter numa interface inteligente. Os dados complexos são tornados em infográficos simples e dinâmicos que qualquer pessoa consegue entender em pouco tempo.

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